sexta-feira, 10 de maio de 2013

GIRANDO COM A NOTICIA


AMBULANTES PRECISAM DE ALVARÁ
Fiscalização organiza e normatiza 
atividade no município.


Prefeitura fiscaliza comércio ambulante: alvará é obrigatório
A Prefeitura de Barroso, através do setor de Tributação, mantém fiscalização nas ruas e praças evitando, com isso, que o comércio ambulante, praticado em todo o país, seja feito de forma desordenada no município. 

Para negociar seus produtos, o ambulante deve, primeiro, obrigatoriamente, solicitar um alvará na Tributação, que encaminhará o documento para análise da Procuradoria Geral do Município. “O parecer sai num prazo máximo de quinze dias. A validade da licença varia de acordo com a solicitação do comerciante, e o valor da taxa depende, entre outros pontos,  da natureza da mercadoria”, explicou a fiscal Adriana Castro Nery. Segundo ela, com o alvará em mãos, o ambulante pode trabalhar duas vezes por semana na cidade. “O serviço de fiscalização tem o apoio da Polícia Militar, se necessário”, ressalta Adriana Nery.  

OPINIÃO: É verdade, o sol nasceu para todos. Mas, nesse caso, entendo que a cobrança do alvará é justa e deve mesmo ser feita. Primeiro, porque além de organizar e normatizar o comércio ambulante, nossa cidade mostra que tem comando. Segundo, porque quem gera emprego e renda para o município são nossos empresários, comerciantes e lojistas. São eles que estão conosco todos os dias, seja em época de vacas gordas ou magras. Não seria justo o ambulante passar por aqui, levar o dinheiro do nosso povo, sem, ao mínimo, contribuir com o município. Entretanto, é bom que todos entendam que Barroso não proíbe ninguem de trabalhar, ao contrário, possibilita o trabalho, desde que as leis, normas e o código de ética do município sejam respeitados, como é o caso do alvará. É a minha opinião.


DIA DAS MÃES: HORÁRIO FLEXÍVEL NO COMÉRCIO

Comerciantes e lojistas podem ou não estender o horário de atendimento ao público neste sábado, véspera do Dia das Mães. Cada um faz sua própria agenda. Isso porque não há uma normatização nesse sentido no município, segundo informou a ACIB. “Até por força do estatuto da entidade, a ACIB não pode determinar se haverá ou não horário especial. O que fazemos, em algumas ocasiões, como no final do ano, é reunir com os segmentos interessados, sugerir e discutir com eles a melhor forma de trabalho para a ocasião”, explicou Franciane Aparecida Ferreira de Souza, consultora empresarial da ACIB. 


CAIXA AQUI OU ALI ?

O site Barroso Em Dia voltou a falar sobre a possível instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal em Barroso ou Dores de Campos. Segundo a reportagem, não há, ainda, definição sobre o local onde se aportaria o banco. 

OPINIÃO: Especulação. Essa é a palavra de ordem quando alguém fala com certeza que a Caixa já definiu se vai para aqui ou ali. O Barroso Em Dia foi na origem da informação e deixa claro na reportagem que essa é uma situação realmente indefinida. Eu tenho acompanhado atentamente essas negociações. Participei, inclusive, de uma reunião importante com representantes do município de Barroso e a Caixa, e posso dizer que antes do segundo semestre dificilmente haverá um posição concreta sobre essa pendenga. Qualquer cidade que se preze quer uma agência da Caixa, um banco federal, isso é fato. O problema é que os municípios, assim como a Caixa, também tem seus interesses, seus compromissos, seus convênios e contratos a serem cumpridos. Uma transação desse porte tem que ser boa para todos, não pode ser um benefício unilateral. Paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Afinal, somos mineiros, negociamos em silêncio para não errar. Nesse episódio Caixa, todos tem razão, isso eu posso assegurar. 


MUITO BOM !...

Os projetos de empreendedorismo e geração de trabalho e renda, que a Holcim e o Instituto Holcim apresentam neste mês, conforme matéria publicada no site Barroso Em Dia. Com o apoio de parceiros importantes, os projetos capacitam e qualificam nossos jovens e empresários para o globalizado, exigente e cada vez mais competitivo mundo dos negócios.


NATAÇÃO: BARROSENSE SEGUE COLECIONANDO MEDALHAS

Ana Carolina (frente), medalhista em Cataguases

Noticiei no último dia 3, a participação da barrosense Ana Carolina de Cerqueira Morais (20) na primeira etapa da Copa Minas Gerais de Natação, disputada em Juiz de Fora, em março. Nessa fase, a atleta conquistou o 1º lugar nas provas de nado costas, crawl e revezamento. Esta semana, recebi os resultados de Ana na segunda etapa, realizada no SESI de Cataguases, em 20 de abril. Ana foi “prata” no revezamento e “bronze” nos 100m livre e 50m costas. A barrosense segue treinando para a terceira etapa, no IFET/Barbacena, em  22 de junho. A Copa Minas Gerais de Natação reúne, em média, 8 clubes a cada fase. Ana Carolina vem competindo pelo Cat Maré – Escola A Maré de Natação, de Barbacena.


RECORDAR É VIVER !!!

Fogão, campeão de 1989 do inesquecível, disputado e movimentado
torneio de futsal do Clube Recreativo Barrosense.

Wagner (esquerda), Hélio (centro), Mané "in memoriam" (direita),
integrantes do grupo Amigos de Rua,  animando o aniversário de uma grande
empresária barbacenense, em junho de 1996. Que saudades de você, Mané ! 


Amigo(a) internauta, 
Reitero meu agradecimento à sua visita diária ao GIRANDO COM A NOTÍCIA. Agradeço, também, por estar compartilhando na rede o meu blogger. Solicito, se possível, que, ao invés de utilizar o facebook, você envie suas mensagens, seus comentários, os assuntos de sua comunidade por meio do próprio blogger ou pelo e-mail amarcosp20@gmail.com. Terei a atenção devida em responder cada uma de suas mensagens, seus comentários, e, dentro do possível, atender suas indicações de pauta.
Um forte abraço,
Antônio Marcos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...