“Tenho assistido à muitas missas pela TV. O que mais impressiona nas celebrações é o olhar das pessoas no momento da consagração e do recebimento da Eucaristia. É fantástico !!! O ser humano fala mesmo com os olhos. Me flagro emocionado a todo instante ao perceber que crianças, jovens, adultos e idosos, independentemente da cor, do sexo, da posição social e do poder aquisitivo sabem, nesses momentos, o que foram fazer ali e o porque estão ali. Ainda temos muita gente de fé carismática neste mundo, graças a Deus”.
Antônio Marcos
EXCLUSIVO
BUTKUS OTIMIZA PARA SETEMBRO INÍCIO DA NOVA LINHA DE PRODUÇÃO DA FÁBRICA HOLCIM EM BARROSO
Cimenteira pretende manter 215 funcionários diretos na companhia após a expansão
Se depender da execução das obras do atual cronograma, a nova linha de produção da Holcim começa a funcionar em setembro deste ano, otimiza o gerente da companhia, João Butkus. Segundo ele, a cimenteira de Barroso prevê a manutenção de 215 funcionários diretos após o término do projeto de expansão.
O engenheiro destacou o potencial de crescimento do município e a importância do Distrito Industrial para a captação de novas indústrias para a cidade.
João Butkus, gerente geral Holcim - Fábrica Barroso
BLOG: De acordo com o cronograma previsto, como você avalia a execução das obras de expansão em 2014?
BUTKUS: Foi um ano muito bom com progressos significativos, iniciamos com 45,8% e terminamos o ano com 78,4% concluídos.
BLOG: Quais as expectativas para 2015?
BUTKUS: Nossas expectativas é que seja o ano da virada, da conclusão do projeto.
BLOG: Na sua opinião, quando a Fábrica Barroso deverá, efetivamente, iniciar sua nova linha de produção?
BUTKUS: Pelo cronograma atual em Set /15.
BLOG: Já é possível informar qual a previsão de funcionários diretos que a Holcim manterá na Fábrica Barroso, após a conclusão das obras de expansão?
BUTKUS: Em torno de 215 funcionários.
BLOG: Especula-se que, mesmo após concluída a expansão, muitas prestadoras de serviços serão mantidas, inclusive serviços terceirizado capacitados de fora da cidade. O que há de concreto nisso?
BUTKUS: Tentamos manter o máximo de conhecimento dentro da Unidade e com nossos funcionários. Em necessidades específicas e nas grandes paradas de equipamentos, precisamos de mão de obra adicional.
BLOG: Qual a sua opinião sobre o Distrito Industrial de Barroso, que está prestes a entrar em funcionamento?
BUTKUS: Assim como a comunidade e as empresas locais, achamos que será benéfico para Barroso e região, até com possível atração de outras empresas para Barroso.
BLOG: Na sua opinião, Barroso está entre os principais municípios mineiros com potencial para atrair novas indústrias, novas empresas? Explique.
BUTKUS: Sim, Barroso está muito bem localizada próximo aos grandes mercados consumidores do Sudeste (SP, RJ, MG e ES) e servido por estradas estaduais e federais, o que facilita o escoamento da produção.
BLOG: Obviamente não é uma responsabilidade direta da Holcim, mas do Dnit. Há uma preocupação muito grande com a falta de estrutura do atual trevo de acesso à companhia. Certamente, do jeito que está, dificilmente esse cruzamento absorveria o fluxo normal de veículos já existente na BR 265 e o aumento significativo de caminhões e carretas que circularão diariamente pelo local com o início da nova linha de produção da cimenteira. Essa é também uma preocupação da Holcim? O que a empresa vem fazendo junto ao Dnit para resolver um possível futuro grande e perigoso problema? O município tem se envolvido também nessa questão?
BUTKUS: É uma grande preocupação da Holcim desde os estudos para a Expansão. Estamos, junto com poder público, conversando com o DNIT para entender os projetos e orçamentos existentes. Para o trevo da Holcim, até apoiamos o DNIT na elaboração de estudos de engenharia específicos para tentarmos acelerar os processos internos do DNIT.
BLOG: Atualmente, quantas cargas (caminhões e carretas) deixam o terminal de Barroso diariamente ? Com o início da nova linha de produção, qual a projeção desse número/dia?
BUTKUS: Hoje temos um pico de 300 caminhões/dia entrando e saindo da Fábrica. Após a Expansão, com capacidade total, deveremos ter picos de 800 caminhões/dia.
BLOG: Numa parceria com o município de Barbacena, a Holcim espera construir a chamada avenida do Trabalhador, que vai interligar o transporte de cimento da Fábrica Barroso até o Terminal Bias Fortes, passando pelo anel rodoviário. Esse investimento irá permitir desviar o tráfego pesado do bairro Grogotó e trevo da Bavesa. Sabe-se que essa obra está orçada em R$ 1,2 milhão. Como está esse projeto?
BUTKUS: Estamos avançados nessa parceria com a Prefeitura de Barbacena. Na última reunião de planejamento ocorrida no início de Jan/15, praticamente definimos o escopo dos serviços de cada parte e estamos próximos de assinar o termo de compromisso dessa parceria. O investimento da Holcim deve ser em torno de R$ 1,2 mi nesse projeto.
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