quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

GIRANDO COM A NOTICIA

“Nos momentos de angústia, de desespero, de dor, de aflição, de incertezas, contemple Nossa Senhora. O olhar dela trará a serenidade que você precisa.”
Antônio Marcos


SOBRECARGA
Municípios se preparam para assumir a iluminação pública
Resolução da Aneel começa a valer em 1º de janeiro de 2015

                                                                                                                                       Internet
Municípios assumem iluminação pública em 1º de janeiro de 2015

A partir de 1º de janeiro, os municípios brasileiros terão mais uma responsabilidade: a iluminação pública. De acordo com Resolução 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a transferência dos serviços das operadoras para as prefeituras englobam projeto, implantação, expansão, instalações, manutenção e consumo de energia. Segundo a Aneel, a medida busca atender a Constituição Federal de 1988, que definiu que a iluminação pública é de responsabilidade do município e, para isso, permite a cobrança da contribuição sobre o serviço. 

Para minimizar os custos, a grande maioria dos pequenos municípios optarão pelo sistema de consórcio. Segundo o secretário de Obras e Meio Ambiente, Leone Wagner do Nascimento, Barroso irá integrar o grupo de cidades da Associação dos Municípios da Microrregião das Vertentes (AMVER). Nesta quarta-feira (10), as cidades que integram a Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), com sede em Barbacena, assinam com a Cemig o termo de transferência dos ativos da iluminação pública. 


POLÍTICA
                                                                       Internet
Eleição da nova Mesa será dia 18 deste mês
Em qualquer situação da vida, a traição pode levar ao pagamento de um preço muito alto. E, na política, não é diferente. Na linha do tempo, podemos citar vários casos de traição político-partidárias ocorridos em Barroso, que culminaram com a derrota nas urnas e o esquecimento popular do traidor, sentimento que mais frustra um político. Por uma questão de ética e respeito, prefiro não exemplificar. No dia 18 deste mês, acontecerá a eleição da nova Mesa do Legislativo para 2015. Os entendimentos fazem parte do jogo político, mas a traição não. Em 2016, os atuais edis poderão tentar a reeleição e, sozinhos, sem um grupo político, é quase impossível saírem vitoriosos. Portanto, juízo, senhores vereadores ! 


SEM MEMÓRIA
                                                                                                                                      Coluna Do Fundo do Baú
Prefeito Genésio Graçano inaugura monumento
(já demolido)  em homenagem aos
emancipadores de Barroso
Costumo dizer que uma cidade que não preserva e não valoriza sua história torna-se uma terra habitada por um povo sem identidade, sem raízes. Assim, parabenizo o historiador Wellington Tibério, da coluna  “Do Fundo do Baú”, do quinzenário Barroso Em Dia, pelo comentário sobre os emancipadores do município e a praça Gustavo Meireles, publicado no último fim de semana. É triste e lamentável assistir os rostos dos homens que trabalharam pela emancipação de nossa cidade ficando cada vez mais ocultos, esquecidos na memória dos barrosenses, principalmente das novas gerações. Autoridades, ainda há tempo ! Refaçam um memorial em homenagem a esses ilustres barrosenses. 


JUSTIÇA

                                                    Arquivo

Li atentamente a reportagem publicada pelo quinzenário Barroso Em Dia, semana passada, sobre o caso da jovem Eloiza, assassinada em dezembro de 2012. Quase dois anos depois, o crime continua sem solução. Apesar da Polícia Civil afirmar que as investigações prosseguem, não está na hora da Promotoria ser provocada e entrar no caso ? 





JUSTIÇA I
Ex-policial militar Carlos Letang Silva é condenado a 624 anos de prisão pela morte de 52 dos 111 presos assassinados no massacre do Carandiru, em 1992. Ele foi o último réu do caso a ser julgado.


TELEFONIA MÓVEL
                                                                                                                                  Internet

Consumidores de todo o Brasil ficarão sem internet no celular quando a franquia acabar. A decisão de cortar o acesso à conexão 3G já afeta os usuários da Vivo nos estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. A medida vale para os usuários pré-pagos e de controle. A Oi e a Claro também vão aderir. Já a TIM vai bloquear o acesso à internet após o consumo da franquia somente para os clientes que aderirem a um pacote específico e não prevê, por enquanto, ajuste em planos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, as operadoras podem tomar essa atitude, desde que o usuário seja comunicado com pelo menos 30 dias de antecedência.

INSS                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Dilma Rousseff veta projeto de lei que prevê a redução da alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos. Na mensagem encaminhada ao Legislativo, a presidenta diz que o texto foi vetado por contrariar o interesse público. Atualmente, a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões é 12% e a do empregado doméstico varia de 8% a 11%. 




LEÃO
Quase um milhão de contribuintes caíram na malha fina da Receita Federal este ano. De acordo com números divulgados pelo órgão, 937.939 declarações de 2014, ano-base 2013, estão retidas. O documento fica preso na malha fina quando o sistema da Receita encontra informações que precisam ser checadas com mais rigor.

SAÚDE PÚBLICA
Registrado o primeiro caso de febre do Nilo no Brasil. O Ministério da Saúde confirmou a infecção em um trabalhador rural do Piauí. A febre do Nilo é originária do Egito e não se sabe como o vírus chegou ao país. Uma das hipóteses é que um mosquito picou uma ave migratória e depois picou o trabalhador rural.O Ministério da Saúde diz que o caso é isolado, que não há risco para a saúde pública e descarta a possibilidade de epidemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...