sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

GIRANDO COM A NOTICIA

COPASA PREVÊ INVESTIR R$ 1 MILHÃO EM BARROSO
Substituição da rede de água potável  inclui a região central 


Vereador Jaiminho (PPS)
De forma surpreendente, o vereador Jayme Nogueira Filho, Jaiminho (PPS), informou que a Copasa pretende investir R$ 1 milhão em Barroso em 2014. O planejamento prevê a substituição da rede de água potável da cidade, incluindo a extensão sob a praça Salvador Silva, no Centro. “Segundo o encarregado da Copasa, José Francisco, a intenção é fazer  a troca da rede antiga por tubulação galvanizada, respeitando as normas do meio ambiente.”, disse Jaiminho.  

O vereador lembrou que, quando da chegada da Copasa em Barroso (entre 1997 e 1998), ficou determinado que a companhia faria a substituição de toda a rede de água potável da cidade. “Colocaram sim, mas grande parte ainda não foi trocada.”, assinalou Jaiminho. 

Ainda dentro desse investimento previsto, segundo o vereador, a Copasa pretende ativar a adutora para captar água do rio Freire. “Já existe um tratamento pronto, à frente do bairro Jardim Europa, em terreno cedido pela empresa Pantaleão, é só coletar água lá da ponte do Salgado. Assim, a água passará a ser captada do rio Freire e não mais do riacho que tem no Quintanilha.”, explicou Jaiminho. “Com essa mudança, acredito que teremos uma água de melhor qualidade, mais limpa.”, concluiu. 


PROCON PODE SER REATIVADO EM BARROSO
Órgão contribui para desafogar o Judiciário, diz vereadora


Vereadora Deleia (PPS)

A possibilidade de implantação do Procon em Barroso foi um dos assuntos discutidos na audiência de instalação da correição ordinária geral do Poder Judiciário, ocorrida  segunda-feira (10), no Fórum local. A proposta foi defendida pela vereadora Wanderleia Aparecida de Almeida Velho Napoleão, Deleia (PPS). “Desde que  cheguei à Câmara, em janeiro de 2013, observei a quantidade de reclamações que nos são trazidas pelas pessoas. A partir daí, venho estudando a possibilidade de se  instalar o Procon em Barroso, que pode ser de iniciativa do Executivo como do Legislativo, como ocorre em Juiz de Fora. E você sabe, se o consumo aumenta, óbvio que as reclamações também.”, assinalou. 

Segundo Deleia, o Procon já existiu no município, mas foi desativado. A vereadora disse que a proposta de reativação do órgão teve uma boa receptividade por parte do Judiciário. “A gente sabe que a morosidade da Justiça deve-se à quantidade de processos. E a reativação do Procon pode sim desafogar o Judiciário. É uma maneira indireta de ajudar na agilização dos trabalhos da Justiça.”, avaliou. 

Por outro lado, a vereadora também defende a instalação de uma nova Vara na Comarca de Barroso. Essa medida, segundo ela, seria a solução para o problema da morosidade dos trâmites processuais. “E, de imediato, até a criação dessa nova Vara, a contratação de novos funcionários.”, sugeriu.  “Existem essas possibilidades, desde que o Estado tenha intenção de fazê-las.”, ressaltou. “A verdade, é que nós estamos necessitando de agilizar os processos. Não só em Barroso, mas no Brasil, a morosidade está afetando até vidas, porque têm pessoas que estão com ações de inventário, pensão, aposentadoria, mas que demoram às vezes o tempo de a pessoa chegar a morrer. Então, são casos que a gente precisa estar resolvendo.”, ressaltou. 

Caso Valdeci 

A vereadora Deleia disse que o “caso Valdeci não pode ser esquecido". Ela espera a conclusão do inquérito que investiga a morte do barrosense. “Eu já conversei isso com o tenente (Durso). A justiça tem que ser feita para todos, para todos. Mas espero também que isso não aconteça de novo, o que é mais importante. Nós temos outras pessoas, parecidas com o  Valdeci, e que estão sem internação, sem o devido acompanhamento do poder público.”, criticou. 

Valdeci Gonçalves Ribeiro, de 25 anos, morreu vítima de hemorragia interna durante operação policial na manhã do dia 25 de novembro de 2013. Os quatro PMs envolvidos no caso chegaram a ser detidos no 38º Batalhão de São João Del Rei, mas já retornam ao trabalho. São eles:  soldados  Prates, Nascimento, Renato e cabo Tavares. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...